Com a entrada em vigor dos novos estatutos da Associação Académica de Coimbra, o Conselho Diretivo da Comissão Organizadora da Queima das Fitas emitiu o novo Caderno de Requisitos. Esta decisão dividiu vários órgãos académicos, nomeadamente a Comissão de Acompanhamento que lançou um parecer sobre o uso inadequado das competências do Conselho Diretivo. Por sua vez o Conselho Fiscal emitiu um parecer onde declara que a Comissão de Acompanhamento agiu também ademais das suas funções. As atas de decisão do Conselho Fiscal e do Conselho Diretivo irão ser lançadas brevemente e posteriormente disponíveis na secretaria da AAC.
Ler maisControvérsia iniciada com Caderno de Requisitos para Coordenação-Geral da Queima das Fitas, emitido pelo Conselho Diretivo. Comissão de Acompanhamento “não pode agir publicamente como se fosse o órgão fiscalizador”, estabelece António Saraiva.
Ler maisDigitalização, proteção de dados, novas assembleias e cargos ornamentam resultado da revisão de estatutos. Processo de adaptação vai decorrer durante ano letivo de 2024/2025.
Ler maisOs novos Estatutos da Associação Académica de Coimbra (AAC) entraram em vigor esta quinta-feira, 18 de julho, às 00h00. O documento, que regula toda a Associação, incluindo as suas Secções Desportivas, Culturais e Sociocientíficas, Núcleos de Estudantes, Queima das Fitas, Festa das Latas, os próprios órgãos centrais, como a Assembleia Magna e a Direção-Geral e ainda a ligação com o Organismo Autónomo de Futebol, Organismos Culturais Protocolados, Casas da Académica e Associações de Antigos Estudantes, foi integralmente reformulado num trabalho de dois anos elaborado pela Assembleia de Revisão de Estatutos (ARE).
Ler maisOs novos Estatutos da Associação Académica de Coimbra (AAC) entraram em vigor ontem, às 00H00. O documento, que regula toda a estrutura associativa, foi integralmente reformulado num trabalho de dois anos levado a cabo pela Assembleia de Revisão de Estatutos (ARE).
Ler maisOs novos Estatutos da AAC, documento que regula todas as Secções Desportivas, Culturais e Sociocientíficas, Núcleos de Estudantes, Queima das Fitas, Festa das Latas, Assembleia Magna, Direção-Geral e ainda a ligação com o Organismo Autónomo de Futebol, Organismos Culturais Protocolados, Casas da Académica e Associações de Antigos Estudantes da Associação Académica de Coimbra (AAC), entrou ontem em vigor.
Ler maisPeríodo de discussão pública resultou na aprovação de 15 propostas de participantes. João Bento considera que os novos estatutos permitem a AAC ser mais organizada e a sua discussão pública é uma forma do processo ser mais democrático.
Ler maisLista R critica participação recusada de um associado efetivo da Casa. Presidente da ARE aponta: “a partir do momento em que há um regimento que prevê estas questões, não há necessidade para fazer uma publicação (…)”. Por Iris de Jesus
Ler maisA Assembleia de Revisão dos Estatutos da Associação Académica de Coimbra promoveu uma sessão de esclarecimento aberta ao público para discutir a revisão dos novos Estatutos da AAC.
Ler maisAté 25 de junho os interessados podem analisar os Estatutos pré-aprovados pelo Plenário e submeter alterações que considerem pertinentes. Depois da submissão desta revisão pública, vai decorrer a votação final do documento.
Ler maisA Associação Académica de Coimbra (AAC) colocou a versão provisória dos seus estatutos a discussão pública, num período que decorre até ao próximo dia 25 de junho, de forma a que todos os interessados possam apresentar as suas propostas sobre a alteração do documento. A discussão está aberta a todos os associados e ex-associados da AAC e demais interessados.
Ler maisMembros da Assembleia confiam que vão cumprir calendário estipulado. Demissões, Comissão Organizadora da Queima das Fitas, Organismos Autónomos e distribuição de verbas entre temas destacados.
Ler maisAinda que com alguns percalços relacionados com a saída de membros, os trabalhos na ARE continuam dentro do planeado, agora em período de discussão interna.
Ler maisEm Assembleia Magna foi aprovada a prorrogação do mandato da Assembleia de Revisão de Estatutos da casa por mais um ano. Foram 187 os associados efetivos que votaram favoravelmente.
Ler maisAssembleia esteve reunida para tomar decisões acerca do hino e dos símbolos da AAC. Aprovou-se segundo hino e criação de regulamento de identidade visual.
Ler maisA fase de trabalhos das comissões especializadas da Assembleia de Revisão dos Estatutos da Associação Académica de Coimbra (ARE/AAC) chegou ao fim no dia 30 de março. Daniel Tadeu, Presidente da Mesa da ARE/AAC, referiu o papel destas comissões e abordou alguns dos temas debatidos que considera estarem em falta nos estatutos atuais. Os relatórios finais de cada comissão estão disponíveis para consulta. A ARE/AAC entra agora na fase de discussão do texto estatutário.
Ler maisA Assembleia de Revisão dos Estatutos da Associação Académica de Coimbra (ARE/AAC) vai pedir a prorrogação do prazo para a elaboração dos novos estatutos por mais um ano, informou ontem Daniel Tadeu, presidente da estrutura, adiantando que o trabalho das 10 comissões criadas para recolher informação sobre as diversas áreas já terminou, mas a ARE/AAC acabou por ir «muito a fundo» da questão e recolher muito material que terá agora de ser trabalhado para uma proposta final.
Ler maisO II Fórum da Assembleia de Revisão de Estatutos (ARE) decorreu, no dia 18 de fevereiro, no Departamento de Física da Universidade de Coimbra. Esta segunda edição procurou dar voz a todos os associados da Associação Académica de Coimbra, ao contrário da anterior restrita a dirigentes. A adesão ao evento correspondeu às expectativas, embora o I Fórum tenha contado com mais participantes.
Ler maisO Fórum da Assembleia de Revisão de Estatutos terá lugar no Departamento de Física, no próximo sábado, dia 18 de fevereiro. O programa desta segunda edição será semelhante ao realizado em outubro, mas distingue-se por dar voz a todos os associados efetivos da Associação Académica. Beatriz Mendes aborda a planificação do Fórum e os propósitos a que este se propõe.
Ler maisSessão aberta para qualquer associado da casa. ARE espera “discutir a AAC, trazer propostas e, assim, fazer diferença”.
Ler maisA segunda edição do Fórum da Assembleia de Revisão de Estatutos (ARE), a decorrer no próximo dia 18 de fevereiro, será aberta a todos os estudantes. Daniel Tadeu evidencia esta alteração relativamente à primeira edição do Fórum, realizada em outubro de 2022, e defende que a Associação Académica de Coimbra e os seus estatutos dizem respeito a todos os estudantes.
Ler maisAssociados da Associação Académica de Coimbra (AAC) são convidados a participar no II Fórum da Assembleia de Revisão dos Estatutos. (ARE) marcado para 18 de fevereiro, dando assim o seu contributo para o processo de revisão dos estatutos em curso na associação académica.
Ler maisNo âmbito da segunda edição do Fórum da Assembleia de Revisão de Estatutos (ARE) da Associação Académica de Coimbra (AAC), a Rádio Universidade de Coimbra (RUC) entrevistou Beatriz Mendes, coordenadora do evento.
Ler maisTerminou ontem, dia 31 de outubro, o período de discussão pública da Assembleia de Revisão de Estatutos. Desde o dia 1 de setembro que os associados podiam submeter propostas de alteração aos Estatutos da Associação Académica de Coimbra.
Ler maisNo passado sábado decorreu o Fórum ARE, promovido pela Assembleia de Revisão dos Estatutos (ARE), num evento inédito de discussão entre todos os dirigentes da Associação Académica de Coimbra (AAC).
Ler maisDaniel Tadeu e Paulo Nogueira Ramos realçam produtividade do primeiro Fórum ARE da história da AAC. Sessões tiveram bastante afluência.
Ler maisSubmissão de novos Estatutos prevista acontecer em maio de 2023 ou em 2024. Período de discussão aberto a associados até 31 de outubro.
Ler maisDecorreu ontem, 22 de outubro, o Fórum da Assembleia de Revisão de Estatutos. Ao longo do dia, os dirigentes das várias estruturas da Associação Académica de Coimbra discutiram sobre os Estatutos da casa.
Ler maisPeríodo de discussão pública decorre até 31 de outubro e está aberta a atuais e antigos associados efetivos e seccionistas da AAC.
Ler maisPropostas podem ser apresentadas até final de outubro. Todos os associados podem participar.
Ler maisA Assembleia de Revisão dos Estatutos da Associação Académica de Coimbra (ARE), que deu início aos seus trabalhos no dia 18 de julho de 2022, informou que o período de discussão pública vai decorrer de 1 de setembro de 2022 a 31 de outubro de 2022, de forma a que todos os interessados possam apresentar as suas propostas à revisão deste documento.
Ler maisLonga experiência na AAC serviu de motivação para a candidatura de ambos os associados. Clarificação dos estatutos, maior articulação entre as estruturas e resolução dos casos omissos relacionados com comissões administrativas são algumas das prioridades.
Ler maisOs dois associados foram eleitos em Assembleia de Secções Desportivas para representar o desporto da AAC na Assembleia de Revisão de Estatutos (ARE). Apesar da vontade comum de clarificar os estatutos, os novos membros da ARE divergem quanto à atribuição de maior autonomia às Secções Desportivas.
Ler maisCriadas comissões para ajudar na comunicação e participação dos estudantes. Novo documento vai ter versão anotada. Por Simão Moura
Ler maisNa quinta-feira, dia 10 de agosto, o Plenário da Assembleia de Revisão de Estatutos (ARE) aprovou o Regimento Interno do órgão. Foram precisas 5 reuniões, entre as quais 2 à distância, para que o documento fosse discutido, alterado e votado.
Esta ARE, de caráter ordinário, é presidida por Daniel Tadeu, que assume o cargo por ser o Presidente da Mesa da Assembleia Magna em funções.
Novo regimento da Assembleia de Revisão de Estatutos faz uso de regimentos anteriores. Daniel Tadeu salienta a criação de várias comissões especializadas que visam interagir mais com a comunidade estudantil.
Ler mais