Os novos Estatutos já estão em vigor! Além de acederes a todo o histórico do processo de revisão, podes obter ajuda da Comissão de Acompanhamento. Sabe mais aqui.

Como funcionamos?

A Assembleia de Revisão de Estatutos funciona de acordo com o definido no seu Regimento Interno, dividindo-se em 5 subestruturas:

A Mesa do Plenário é responsável por convocar os trabalhos da ARE, Comissão de Redação e Verificacação e Comissão de Comunicação.

Desta forma, é no Plenário da ARE que se efetuam as deliberações dos membros em efetividade de funções. As reuniões do Plenário decorrem presencialmente de forma ordinária semanalmente às 21h de todas as segundas-feiras e têm uma duração máxima de 3h, salvo se prolongadas por decisão do próprio Plenário.

Há ainda a possibilidade de ocorrerem reuniões extraordinárias, como também dos intervenientes participarem por via remota (em casos excecionais devidamente justificados).

  • Tomada de Posse
    18 de julho de 2022
    Tomada de Posse dos Elementos da ARE e 1ª Plenário.
  • 10 de agosto de 2022
    Aprovação do Regimento Interno da ARE e constituição da Comissão de Redação e Verificação bem como da Comissão de Comunicação.
  • Auscultação Pública
    4 de setembro a 31 de outubro de 2022
    Período de submissão de propostas, no âmbito da Auscultação Pública de atuais e ex-associados da AAC.
    1 de setembro de 2022
    Audição, em Plenário, dos elementos que submeteram propostas no âmbito do período de Auscultação Pública.
  • 22 de outubro de 2022
    Realização da 1ª edição do Fórum AAC, dedicada aos dirigentes da AAC.
    18 de fevereiro de 2023
    Realização da 2ª edição do Fórum AAC, aberta a todos os associados da AAC.
  • Comissões Especializadas
    1 de setembro de 2022
    Constituição das Comissões Especializadas e início dos respetivos trabalhos.
    30 de setembro de 2022
    Início de entrevistas a figuras experientes da Academia, no âmbito do trabalho das Comissões Especializadas.
    9 de janeiro de 2023
    Apresentação do Relatório Final da Comissão Especializada de Órgãos Deliberativos.
    16 de janeiro de 2023
    Apresentação do Relatório Final da Comissão Especializada de Parte Geral (Princípios, Condição de Associado e Dirigente).
    23 de janeiro de 2023
    Apresentação do Relatório Final da Comissão Especializada de Estruturas Intermédias e de Especialização.
    13 de fevereiro de 2023
    Apresentação do Relatório Final da Comissão Especializada de Atos Eleitorais.
    27 de fevereiro de 2023
    Apresentação do Relatório Final da Comissão Especializada de Relações com Entidades Externas.
    13 de março de 2023
    Apresentação do Relatório Final da Comissão Especializada de Queima das Fitas.
    13 de março de 2023
    Apresentação do Relatório Final da Comissão Especializada de Regulamento Geral de Proteção de Dados.
    20 de março de 2023
    Apresentação do Relatório Final da Comissão Especializada de Digitalização e Informatização da AAC.
    27 de março de 2023
    Apresentação do Relatório Final da Comissão Especializada de Direção-Geral.
    30 de março de 2023
    Apresentação do Relatório Final da Comissão Especializada de Órgãos de Fiscalização e Investigação.
  • Discussão dos Estatutos
    12 e 17 de abril de 2022
    Princípios Gerais, Fins e Financiamento.
    Logótipo da AAC.
    Hino da AAC.
    26 de abril, 3, 10 e 15 de maio de 2023
    Condição de Associado.
    Condição de Dirigente.
    16 de maio de 2023
    Regulamento Geral de Proteção de Dados (introdução).
    29 de maio de 2023
    Digitalização (introdução).
    5, 14, 19 e 22 de junho, 5, 10, 11, 17 e 18 de julho de 2023
    Direção-Geral.
    24, 25 e 31 de julho e 4 de setembro de 2023
    Secções Associativas e Núcleos de Estudantes.
    11 e 18 de setembro de 2023
    Órgãos Intermédios.
    25 de setembro e 2 de outubro de 2023
    Órgãos Deliberativos.
    9, 16 e 23 de outubro de 2023
    Relações com Entidades Externas (Organismos Autónomos).
    30 de outubro e 6, 13 e 20 de novembro de 2023
    Festas Académicas (Queima das Fitas e Festa das Latas e Imposição das Insígnias).
    20, 23 e 27 de novembro de 2023
    Atos Eleitorais.
    4 de dezembro de 2023
    Orçamento da AAC e Distribuição de Verbas.
    13 de dezembro de 2023 e 4, 8, 15 e 25 de janeiro de 2024
    Órgãos de Fiscalização e Investigação (Conselho Fiscal e Comissão Disciplinar).
    25 de janeiro de 2024
    Digitalização (Final).
    5 e 15 de fevereiro de 2024
    Assembleia de Revisão dos Estatutos (Final).
    15 de fevereiro de 2024
    Assembleia de Revisão dos Estatutos (Final).
    Regulamento Geral de Proteção de Dados (Final).
    19 e 26 de fevereiro de 2024 e 4 de março
    Outros Assuntos.
  • Escrita e Revisão dos Estatutos
    18 de março a 3 de junho de 2024
    Período de redação dos Estatutos, por parte da Comissão de Redação, e revisão e votação de proposta de revogação aos mesmos por parte do Plenário.
    3 de junho de 2024
    Votação, em Plenário, da versão provisória dos Estatutos da AAC.
  • 11 a 25 de junho de 2024
    Período de discussão pública dos Estatutos da AAC.
    17 de junho de 2024
    Divulgação dos vídeos de explicação sobre os novos Estatutos da AAC.
    19 de junho de 2024
    Sessão pública de esclarecimento de dúvidas sobre os novos Estatutos da AAC.
  • Discussão Final dos Estatutos da AAC
    12 de junho a 9 de julho de 2024
    Discussão, em Plenário, das propostas internas de Regulamentos e Regimentos da AAC.
    1 e 2 de julho de 2024
    Discussão das propostas provenientes da Discussão Pública.
    1 de julho de 2024
    Nomeação da Comissão de Acompanhamento.
    10 de julho de 2024
    Votação final dos Estatutos da AAC.
    17 de julho de 2024
    Escritura Pública dos Estatutos da AAC.
    18 de julho de 2024
    Entrada em vigor dos novos Estatutos da AAC.